A inflação em Curitiba na segunda quadrissemana do mês, terminada em 15 de dezembro, foi de 0,43%, segundo pesquisa do Ipardes. O resultado do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) representa queda em relação a primeira prévia, que estimou a inflação em 0,49%.
Em novembro, o índice calculado na segunda quadrissemana havia sido de 0,63%. Como ocorreu na referida prévia do mês anterior, o grupo Transporte e Comunicação foi o de maior influência para o índice, tendo elevado seus preços em 1,01% na segunda prévia de dezembro.
O técnico do projeto IPC, Gino Schlesinger, afirma que essa alta do grupo representou uma contribuição de 0,25 ponto percentual para o índice total da prévia, o que significa que caso o grupo tivesse se mantido estável a inflação teria ficado em 0,18%.
Segurando o índice da segunda quadrissemana, os grupos Alimentos e Bebidas, e Saúde e Cuidados Pessoais apresentaram quedas de preços de ?0,32% e -0,35%, respectivamente.
Os itens que mais contribuíram para a composição do índice apresentaram as seguintes variações: automóvel de passeio e utilitário usado (1,57%), gasolina (2,59%), casas noturnas (7,74%), condomínio (2,23%), batata inglesa (-16,82%) e serviço de telefonia fixa (2,55%).