Rio – A inflação acumulada nos últimos 12 meses encerrados em abril, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 4,63%, a taxa mais baixa desde julho de 1999, quando ficou em 4,57%. Os dados foram divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O IPCA é usado pelo Banco Central para fixar as metas de inflação e, para este ano, a meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional é de 4,5%.
"Isso significa que os preços da economia, em geral, estão convergindo para números cada vez menores", disse a gerente da Coordenação de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos.
Segundo a economista, a agricultura tem colaborado bastante para conter a taxa, pois, para este ano, a estimativa é que a oferta de alimentos seja 8% maior que no ano passado.
"Aliado a isso, a queda do dólar frente ao real é favorável à formação de preços mais baixos – isto sem falar nos contratos, que estão cada vez mais sendo reajustados por preços menores, justamente porque a tendência da inflação tem sido de queda", destacou.
Nos quatro primeiros meses do ano, o IPCA acumula 1,65%, taxa também inferior aos 2,68% registrados no mesmo período do ano passado.
De acordo com Eulina, para o mês de maio, não há evidência de pressões sobre a inflação, apenas resíduos do reajuste dos medicamentos e das tarifas e energia elétrica.