As indústrias do Paraná ampliaram em 3,46% o faturamento no mês de agosto em relação a julho. Dos 18 segmentos pesquisados, 14 puxaram o resultado das vendas do setor. Os destaques ficaram com vestuário, calçados e artefatos de tecidos (72,18%), mecânica (23,22%) e matérias plásticas (7,77%).

Os números são da Pesquisa “Indicadores Conjunturais” realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

A pesquisa mostra que o bom desempenho das vendas foi refletido nas linhas de produção. Com maior comercialização de produtos, as horas trabalhadas na indústria paranaense em agosto cresceram 1,23%. A utilização da capacidade instalada do setor chegou a 81%, com variação positiva de dois pontos percentuais em relação a junho.

O percentual equivale ao dos meses de agosto e outubro de 2002, melhor ano da economia paranaense. O aumento nas vendas fez com que setores intermediários da indústria (papel e papelão, siderurgia, madeira) operassem no limite da capacidade instalada.

“A indústria do Paraná está respondendo ao bom desempenho da economia brasileira, que tem se fortalecido com o avanço das exportações. Agora, temos que trabalhar para que este crescimento seja sustentado e para que haja maior incremento do consumo interno”, avalia o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

Com o resultado de agosto, o setor industrial do estado fechou os oito primeiros meses de 2004 com um faturamento 8,2% superior, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
continua após a publicidade

continua após a publicidade