Índices de inflação acima do esperado motivaram a compra de dólares no mercado à vista hoje e fizeram a moeda norte-americana fechar em alta pelo terceiro dia consecutivo. O dólar comercial abriu com valorização de 0,97% e chegou ao final dos negócios com alta de 1,69%, a R$ 3,249 na venda.
Segundo Mário Paiva, analista da corretora Liquidez, a interrupção da desaceleração da inflação verificada em índices como o IPC- Fipe e o IGP-DI, da FGV, “estressaram o mercado”. “”Os analistas começaram a reavaliar as previsões de inflação para o ano e estimativas para o juro. O governo não vai baixar a taxa enquanto a inflação não mostrar um recuo consistente”, disse ele.
Hoje, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), da Fipe, apontou um novo avanço nos preços ao registrar alta de 0,81% nos últimos 30 dias, após ficar em 0,67% no fechamento de março. O IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna), divulgado na tarde de ontem pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), aumentou para 1,66% em março, taxa maior que a de fevereiro (1,59%).