Carlos Guedes revelou que em nível nacional a meta é assentar 115 mil famílias. As ações foram prejudicadas pela greve dos servidores do Incra, mas ainda assim a Superintendência Nacional do Desenvolvimento Agrário já atingiu 30 mil famílias assentadas, das quais 12 mil estão em fase final de regularização. Somadas às do ano passado, a Superintendência já registra mais de 66 mil famílias assentadas no governo Lula, disse Guedes.
Ele acredita que as ações ganharão novo impulso agora, depois do termo do acordo firmado pela direção do Incra com as entidades representativas dos trabalhadores do órgão, visando ao cumprimento das metas em todo o país. Guedes assegurou que o Incra/RJ terá um papel de destaque nesse processo.
O superintendente Nacional visitou o Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, repetindo o que vem sendo feito em outras entidades universitárias para discutir como elas poderão auxiliar o Incra no projeto de implantação do Sistema de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária. A idéia, revelou Guedes, é colocar à disposição dos assentamentos de reforma agrária uma assistência técnica de qualidade.
Com esse objetivo, Guedes propôs ao CPDA da UFRRJ que apresentasse propostas nessa linha de atuação conjunta, em especial apoiando a Superintendência do Rio de Janeiro, para constituir experiências positivas de reforma agrária no Estado.
continua após a publicidade
continua após a publicidade