Rio de Janeiro – O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) faz hoje (30) audiência pública para debater a delimitação territorial da comunidade remanescente do quilombo Botafogo/Caveira, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. O encontro será na sede da associação comunitária local, com a participação de técnicos do Incra, do Instituto de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro, da Fundação Cultural Palmares e de movimentos ligados à causa quilombola.
O Quilombo Fazenda Botafogo/Caveira é formado por descendentes dos escravos da antiga Fazenda Campos Novos, da época dos padres jesuítas, no século XVII. Atualmente, a área é atingida por atividades ilegais de extração de areia, passa por intenso processo de urbanização, possui dois projetos de construção de condomínios de veraneio e muitos moradores ainda respondem, como réus, a processos judiciais.
O Incra realizou o cadastramento das famílias, elaborou uma proposta de delimitação territorial, o estudo da cadeia dominial e redigiu a minuta do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação.