Cinqüenta e sete projetos, de 55 empresas prestadoras de serviço, foram incluídos, nos últimos dois anos, no programa ISS Tecnológico que permite a aplicação de parte do imposto devido em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológicos. Os benefícios somam R$ 3,307 milhões.
Entre as empresas que concluíram seus projetos dentro do programa estão Unicemp, Laboratório Frischmann Aisengart, Evangélico Saúde, Sigma, Siemens, Hospital Santa Cruz, Canadian Turismo, Bematech e MPS Informática.
O programa permite que recursos do Imposto Sobre Serviços (ISS) devido sejam aplicados pelas empresas em projetos de pesquisa e tecnologia. Foram feitos investimentos na aquisição de novos equipamentos, no desenvolvimento de softwares, programas de capacitação e modernização dos serviços via internet.
Segundo o diretor da Divesa Automóveis, Alexandre Zacarias Frare, com os benefícios obtidos no projeto a concessionária alcançou melhora de 100% no desempenho via internet, maior eficiência no atendimento a clientes e mais agilidade entre os departamentos.
O relatório da Divesa mostra que o ISS Tecnológico possibilitou a renovação e expansão da capacidade tecnológica da empresa.
O Centro Universitário Positivo (Unicemp) investiu os valores do incentivo na implantação de laboratórios para o curso de Desenho Industrial. O montante do benefício, com abatimento do ISS devido e pago no atual exercício foi de R$ 373,7 mil.
"O Programa foi concebido de forma inteligente permitindo sua aplicação de maneira produtiva para as empresas e para o município. E os técnicos da CIC tiveram boa vontade e eficiência no bom andamento dos projetos", afirma no relatório o reitor do Unicemp, Oriovisto Guimarães.
Na Brematur Turismo a implantação do programa trouxe novos investimentos e melhorias no ambiente de trabalho. "Os valores abatidos do imposto foram aplicados na expansão do atendimento aos clientes gerando também vagas de emprego direto no nosso estabelecimento", conclui João Adir Kampa Kupka, da Brematur.
O projeto de Modernização da Gestão do Evangélico Saúde, que teve início em março de 2003, alcançou, segundo o diretor José Martins Lechetta, melhorias na qualidade, na segurança com o estabelecimento de um canal ágil com a rede credenciada e rapidez no atendimento junto aos seus beneficiários. "O objetivo deste projeto foi promover a modernização do modelo de atendimento ao beneficiário do Evangélico Saúde e de toda a rede, através de mecanismos de relacionamento via internet e voz", endossa o diretor?.