Um incêndio na segunda-feira passada (21/03) destruiu parte da vegetação do Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul.
O analista ambiental do Parque Nacional de Ilha Grande, Paulo Roberto Machado, afirma que a seca de mais de trinta dias na região contribuiu para o início do incêndio: ?Choveu bastante em janeiro e agora não chove há mais de trinta dias, isso deixou muitos vegetais mortos, que ao secarem, facilitou com que o fogo se espalhasse? explicou. Machado ainda disse que além da seca, o incêndio pode ter outras causas: ?Nós ainda realizaremos um trabalho de perícia para identificar as possíveis causas do incêndio?.
O território do Parque Nacional estende-se desde o município de Guaíra até o Rio Amambaí, no Mato Grosso do Sul, e o Rio Ivaí, no Paraná. Ocupa áreas de dez cidades dos dois estados. O único município atingido pelo fogo foi São Jorge do Patrocínio, no interior do Paraná.
De acordo com o fiscal ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Jorge do Patrocínio, Pedro Roberto Foltran, o incêndio atingiu, no total, uma área de 1,5 mil hectares. ?Os piores prejuízos foram alguns animais mortos, como cobras e tatus, não tivemos mortes de animais em extinção e a quantidade de vegetação queimada não foi grande, pois a área atingida era de várzea?, afirmou. O fogo foi controlado nesta última sexta-feira (25) com a ajuda de voluntários e fiscais ambientais.