O ministro da Previdência, Nelson Machado, garantiu hoje que os benefícios dos 23 milhões de aposentados e pensionistas serão pagos em dia, apesar do incêndio que atingiu esta manhã seis dos dez andares do prédio em que funciona o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Brasília. Ninguém ficou ferido.
"O serviço essencial da Previdência está preservado. Os benefícios serão pagos normalmente, nos dias e prazos definidos. A folha de funcionários está mantida." Os prejuízos, segundo o ministro, se restringem ao plano organizacional e material. Machado assegurou que a memória central do INSS está preservada, pois é um sistema informatizado e há cópias no Rio de Janeiro.
Processos – Machado disse que o fogo destruiu documentos como autos de infração, que se referem a cobrança de dívidas de empresas e entidades filantrópicas. Os processos, afirmou, foram perdidos mas os funcionários irão reconstituir os autos. "Vamos fazer todo o esforço para reconstituir", assegurou.
Sobre a possibilidade de o incêndio ser criminoso, disse: "Não descarto nem encarto". O ministro informou ainda que a Polícia Federal já foi convocada para atuar na perícia do incêndio. Segundo o ministro, o prédio estava em condições de ser usado.
Trabalho – Os funcionários vão retomar ainda hoje à tarde o trabalho, em locais provisórios. Um grupo de funcionários já está no prédio para resgatar processos em andares que não foram atingidos pelo fogo.