Uma loja inaugurada nesta segunda-feira (2), no Mercado Municipal de Curitiba, vai mostrar aos consumidores um pouco das experiências bem sucedidas da reforma agrária no Paraná. Produtos orgânicos e agroecológicos produzidos por famílias de assentamentos do MST estão sendo vendidos no Box 59 do mercado.
De acordo com a presidente da Cooperativa Central de Reforma Agrária do Paraná, Martina Unterberger, o projeto beneficiará inicialmente o que é produzido em 10 dos 200 assentamentos existentes no Paraná. ?Nosso objetivo é que as 13 mil famílias assentadas, espalhadas por todo o Paraná, possam trazer seus produtos para comercializar em Curitiba?, ressaltou.
A produção de algumas famílias já é vendida diretamente a consumidores regionais, em feiras, e há casos de exportação. A erva-mate e o chá produzidos em Santa Maria do Oeste, por exemplo, são exportados para a Alemanha e a Itália.
Segundo a assessoria da prefeitura de Curitiba, por semana, passam pelo Mercado Municipal 42 mil pessoas tanto da capital quanto de outras regiões.