A inadimplência das empresas no País cresceu 9,9% em janeiro de 2007 com relação a dezembro de 2006. De acordo com o Indicador Serasa de Inadimplência da Pessoa Jurídica, também houve alta de 9,6% na comparação com janeiro do ano passado
Os técnicos da Serasa atribuem a alta na inadimplência das empresas, nestes períodos, ao "grande" aumento no crédito concedido às empresas em 2006, "cujo crescimento foi de 22,1% no ano, superando as expectativas".
Outros motivos apontados pelos técnicos da Serasa para o crescimento da inadimplência foram a permanência dos juros elevados, a queda da rentabilidade das empresas exportadoras, "devido ao real valorizado", e o mal dimensionamento das compras para estoques no último trimestre de 2006, para atender às demandas do Dia das Crianças e do Natal.
"A concessão de crédito sem metodologia adequada, associada ao elevado comprometimento da renda dos consumidores, com o pagamento das dívidas típicas de início de ano (compras de Natal, impostos, material e matrícula escolar e despesas com viagens) também contribuiu para o aumento na inadimplência das empresas", avaliaram os técnicos. No entanto, para a Serasa, os indicadores atuais de inadimplência não indicam tendência.