Estudo divulgado hoje (29) pela Serasa aponta que a inadimplência das empresas do País aumentou 8,9% em fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2005. Em relação a janeiro, porém, a inadimplência apresentou queda de 12,5%. No primeiro bimestre, houve crescimento de 12,8% sobre o mesmo período do ano anterior.

continua após a publicidade

A companhia de análise de crédito destacou que, apesar da variação positiva da inadimplência nas comparações anuais, o crédito para as empresas aumentou numa proporção mais significativa. Segundo os técnicos da Serasa, isso representou uma quantidade de pagamentos pontuais das pessoas jurídicas em maior número que eventos de inadimplência.

Quanto à queda verificada entre janeiro e fevereiro, a Serasa avaliou que o movimento é "coerente" com a melhoria da atividade econômica registrada no início deste ano, sobretudo no comércio. Sobre o cenário futuro, a companhia salientou que a inadimplência será influenciada pela aprovação de um projeto de lei que trata do cadastro positivo sobre o crédito. "Essa nova legislação possibilitará o estabelecimento de políticas mais adequadas aos diversos tomadores de crédito e, portanto, maior segurança nessas transações, com redução de custos e ampliação do volume, abrangência e prazo, tanto para pessoa física quanto para jurídica", destacaram os técnicos.

continua após a publicidade