A inadimplência das empresas do País apresentou queda 18% entre janeiro e julho, na comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve alta de 8,3% em relação aos sete primeiros meses de 2002. As informações foram divulgadas hoje (2) pela Serasa, por meio de um levantamento que analisa registros de cheques devolvidos, títulos protestados e dívidas vencidas com instituições financeiras, empresas do varejo, cartões de crédito e financeiras.

Segundo a Serasa, a diminuição da inadimplência de pessoa jurídica é “resultado do crescimento da economia”, que estaria propiciando maior faturamento para as empresas pagarem seus compromissos. O maior nível de atividade econômica também teria contribuído para o aumento das vendas das empresas, principalmente dos setores industrial e de agronegócios, favorecidos pela expansão das exportações.

“A realização de novos negócios, o melhor controle de estoques, a redução da taxa de juros e a renegociação de preços e prazos com fornecedores permitiram às empresas administrarem o orçamento de modo mais equilibrado”, analisa a Serasa, ressaltando que os juros ainda permanecem em nível elevado e que somados à elevação das tarifas públicas e ao recente aumento da carga tributária causado por mudanças das regras de cálculo, continuam sendo os maiores empecilhos para as companhias pagarem suas dívidas.
continua após a publicidade

continua após a publicidade