A inadimplência dos consumidores brasileiros aumentou 12,7% em fevereiro em comparação ao mesmo mês de 2005, mostra levantamento divulgado hoje (22) pela Serasa Em relação a janeiro de 2006, entretanto, houve queda de 6,8%. No primeiro bimestre deste ano, a empresa de análise de crédito constatou elevação de 13% ante os dois primeiros meses do ano passado.
Segundo os técnicos da Serasa, apesar do aumento na comparação anual, a inadimplência manteve o mesmo nível do mês anterior, quando cresceu 13,3% sobre janeiro de 2005, e continuou bem abaixo do crédito concedido aos consumidores – em torno de 37% no confronto de janeiro deste ano com o mesmo mês de 2005, conforme os dados mais recentes do Banco Central coletados pela empresa.
Quanto à queda verificada na comparação mensal, a Serasa destacou que, além da continuidade no crescimento do volume de crédito para pessoa física, a redução da inadimplência foi motivada pela melhoria no mercado de trabalho. De acordo com a companhia, a expansão do emprego formal e da renda têm facilitado o pagamento das dívidas assumidas no final de 2005, bem como as despesas típicas de início de ano, como IPTU, IPVA, matrículas escolares e compra de material escolar.