O crescimento de vendas no setor de eletroeletrônicos de produção nacional ficou aquém do esperado em 2006, segundo balanço divulgado hoje pela Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos). Os números mostram aumento de 8,54% das vendas no ano passado em comparação a 2005, quando a estimativa inicial era de alta de 13,89%.

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O desempenho abaixo do estimado de venda de DVDs contribuiu para a redução do porcentual de crescimento. A expectativa inicial era de que fossem vendidos 11,5 milhões de aparelhos. No entanto foram comercializados cerca de 8 milhões de DVDs, o que resultou em um crescimento de 6,96%.

Os importados, principalmente da China, foram apontados como vilão deste segmento pelo presidente da Eletros, Paulo Saab. "Os DVDs importados avançaram fortemente no mercado brasileiro, principalmente os provenientes de países asiáticos, reduzindo a participação dos fabricantes locais", considerou.

Assim, a linha de imagem e som contrariou as projeções iniciais, de crescimento de 24,5%, com desempenho apenas 9,59% superior a 2005. As vendas de televisores, segundo a Eletros, somaram 10,85 milhões de unidades, com incremento em torno de 13% em comparação com 2005. Desse total, 10,5 milhões são televisores convencionais e 350 mil são aparelhos de plasma e LCD (cristal líquido). Em relação a essas duas novas tecnologias, as vendas foram praticamente equivalentes, com os aparelhos de plasma respondendo por 51%, e os de LCD por 49% das 350 mil unidades comercializadas.

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O desempenho da linha de eletrodomésticos portáteis ficou próximo ao das previsões do setor. O crescimento médio foi de 3 12% sobre 2005, 1% acima do projetado. O melhor desempenho foi dos aspiradores de pó, com vendas 17,36% superior a 2005, e cafeteiras com filtro, com vendas 20,35% maiores.

Por sua vez, a linha branca (geladeiras, lavadoras e fogões) superou as previsões dos fabricantes, com incremento de vendas duas vezes superior ao previsto. Este segmento comercializou 13 74% mais do que em 2005. A estimativa inicial era de 6,53%. Para Saab, a queda nas taxas de juros, a ampliação dos prazos dos crediários, a maior estabilidade no emprego e a melhoria na massa salarial foram os fatores que favoreceram o crescimento da linha branca.

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De acordo com a Eletros, os produtos que puxaram o desempenho deste segmento foram os refrigeradores, com vendas 17,89% superiores a 2005, as lavadoras automáticas, com crescimento de 14,9%, e os fogões, com vendas 10,6% maiores