As ações do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a implementação das Convenções de Estocolmo e de Rotterdam, sobre poluentes orgânicos persistentes (POPs) e agrotóxicos perigosos, serão apresentadas nesta quinta-feira (20) em um seminário internacional promovido pela Rede de Ação em Praguicidas e suas Alternativas para a América Latina (RAP-AL). O objetivo do evento é fortalecer a comunicação entre ONGs, a sociedade e os governos para aperfeiçoar o desenvolvimento dos planos nacionais de implementação das convenções nos países do Cone Sul.

continua após a publicidade

A diretora-substituta de Riscos Ambientais da Secretaria de Qualidade Ambiental do MMA, Sérgia de Souza Oliveira, explicará, durante o evento, o processo de elaboração do plano brasileiro para implementação desse acordos internacionais. A primeira versão do Plano Nacional de Implementação das Convenções deverá ser apresentado em setembro, A representantes dos governos, das universidades e de entidades da sociedade civil. Ele prevê inúmeras atividades, como o inventário do estoque de agrotóxicos obsoletos no país e a identificação de áreas contaminadas com substâncias classificas como POPs. Os estudos técnicos que estão sendo feitos no Brasil sobre essa área Também serão abordados. O programa do evento ainda inclui a discussão das experiências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O evento inicia às 8h e as discussões prosseguem durante todo o dia. Ele acontecerá no Carlton Hotel e contará com a participação de representantes do Chile, do Uruguai, do México, Paraguai, Argentina.

continua após a publicidade