O processo de implantação da TV digital no Brasil pode ainda levar cerca de 10 anos. Segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, até que o processo de estudos e adequação de um modelo possa ser implantado no país, a sociedade e as empresas do setor devem ser ouvidas.
De acordo com o ministro, o projeto está sendo desenvolvido por um comitê formado por universidades federais e o prazo final para entrega é dezembro. Até o início de fevereiro do ano que vem, o relatório final deve ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"É um processo lento, é um processo que vai demandar para chegar em todas as unidades da federação, a todos os pontos principais do país, nós vamos ter realmente um processo de seis a dez anos. Países como os Estados Unidos estão fazendo cálculo de 5 anos para implantar a TV digital", disse o ministro.
Hélio Costa disse ainda, que dos 65 milhões de reais de investimentos previstos inicialmente para o projeto, 39 milhões já foram liberados. "Eu não tenho poder para cortar recursos, e sim o ministro da Fazenda, Antônio Palocci", acrescentou.
Os recursos foram repassados a todas as entidades responsáveis pelos estudos pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O ministro ressaltou ainda que gostaria que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e as indústrias brasileiras também fossem financiadoras do projeto.