Será inaugurada no próximo domingo (26), às 19h, a capela dedicada às padroeiras dos países de origem dos imigrantes. O evento será marcado com a Celebração Eucarística e bênção de 14 imagens de Nossa Senhora, sob os títulos que recebe em diferentes países. O local também vai receber a imagem da padroeira dos migrantes. O evento conta com a participação dos padres da congregação dos Missionários Scalabrinianos, além dos integrantes de comunidades latinas que residem em Curitiba.

continua após a publicidade

"Era um sonho antigo da Pastoral dos Migrantes ter uma referência religiosa, humana e cultural para todos os imigrantes e migrantes que vivem em Curitiba," afirma o pe. Adelino de Carli, pároco da paróquia São José, em Santa Felicidade. O lugar será o mesmo de uma capela que já existia, agregada à paróquia. 

A América Latina é composta por 24 nações, mas inicialmente a capela terá nicho para abrigar as imagens das patronas dos respectivos países dos imigrantes que vivem aqui. "No futuro, na medida em que a Pastoral e os imigrantes dos demais países conseguirem outras imagens de Nossa Senhora, estas também serão acolhidas na capela para devoção," diz o pároco.

Pastoral dos Migrantes

continua após a publicidade

A paróquia São José, desde o início de sua fundação, sempre teve como objetivo acompanhar a vida dos imigrantes italianos que vinham se estabelecer em sua nova pátria. Muitos deles ficaram em Curitiba e passaram a ser assistidos pelos Missionários Scalabrinianos que estão na cidade desde 1878.

A partir do ano 2000 a Pastoral do Migrante começou a vislumbrar novos rostos da imigração na capital paranaense, uma vez que esta sempre foi uma capital que acolheu imigrantes europeus, asiáticos (japoneses) e os migrantes, aqueles que vêm de outros municípios ou estados do Brasil. Desde então a Pastoral Migratória optou por acompanhar mais de perto a comunidade latina que inclui chilenos, peruanos, colombianos, paraguaios, uruguaios, argentinos, bolivianos, el salvadorenhos e cubanos. Estima-se que em Curitiba hoje vivam 16 mil latinos hispânicos.

continua após a publicidade

Países e Padroeiras

Argentina – Virgem de Lujan
Bolívia – Virgem de Copacapana
Brasil – Virgem da Conceição Aparecida
Chile – Virgem do Carmo
Colômbia – Virgem de Chiquinquirá
Cuba – Virgem da Caridade do Cobre
El Salvador – Virgem da Paz
Equador – Virgem Del Quinche
Haiti – Virgem do Perpétuo Socorro
México e América Latina – Virgem de Guadalupe
Paraguai – Virgem de Caacupé
Peru – Virgem das Mercês
República Dominicana – Virgem da Altagracia
Uruguai – Virgem dos Trinta e Três
Padroeira dos Migrantes – Virgem Mãe dos Migrantes

Serviço:

Data: 26/11/2006
Local: Paróquia São José
Horário: 19h – Celebração Eucarística com a bênção da Capela
Endereço: Av. Manoel Ribas, 6252 – Santa Felicidade