Será inaugurada no próximo domingo (26), às 19h, a capela dedicada às padroeiras dos países de origem dos imigrantes. O evento será marcado com a Celebração Eucarística e bênção de 14 imagens de Nossa Senhora, sob os títulos que recebe em diferentes países. O local também vai receber a imagem da padroeira dos migrantes. O evento conta com a participação dos padres da congregação dos Missionários Scalabrinianos, além dos integrantes de comunidades latinas que residem em Curitiba.
"Era um sonho antigo da Pastoral dos Migrantes ter uma referência religiosa, humana e cultural para todos os imigrantes e migrantes que vivem em Curitiba," afirma o pe. Adelino de Carli, pároco da paróquia São José, em Santa Felicidade. O lugar será o mesmo de uma capela que já existia, agregada à paróquia.
A América Latina é composta por 24 nações, mas inicialmente a capela terá nicho para abrigar as imagens das patronas dos respectivos países dos imigrantes que vivem aqui. "No futuro, na medida em que a Pastoral e os imigrantes dos demais países conseguirem outras imagens de Nossa Senhora, estas também serão acolhidas na capela para devoção," diz o pároco.
Pastoral dos Migrantes
A paróquia São José, desde o início de sua fundação, sempre teve como objetivo acompanhar a vida dos imigrantes italianos que vinham se estabelecer em sua nova pátria. Muitos deles ficaram em Curitiba e passaram a ser assistidos pelos Missionários Scalabrinianos que estão na cidade desde 1878.
A partir do ano 2000 a Pastoral do Migrante começou a vislumbrar novos rostos da imigração na capital paranaense, uma vez que esta sempre foi uma capital que acolheu imigrantes europeus, asiáticos (japoneses) e os migrantes, aqueles que vêm de outros municípios ou estados do Brasil. Desde então a Pastoral Migratória optou por acompanhar mais de perto a comunidade latina que inclui chilenos, peruanos, colombianos, paraguaios, uruguaios, argentinos, bolivianos, el salvadorenhos e cubanos. Estima-se que em Curitiba hoje vivam 16 mil latinos hispânicos.
Países e Padroeiras
Argentina – Virgem de Lujan
Bolívia – Virgem de Copacapana
Brasil – Virgem da Conceição Aparecida
Chile – Virgem do Carmo
Colômbia – Virgem de Chiquinquirá
Cuba – Virgem da Caridade do Cobre
El Salvador – Virgem da Paz
Equador – Virgem Del Quinche
Haiti – Virgem do Perpétuo Socorro
México e América Latina – Virgem de Guadalupe
Paraguai – Virgem de Caacupé
Peru – Virgem das Mercês
República Dominicana – Virgem da Altagracia
Uruguai – Virgem dos Trinta e Três
Padroeira dos Migrantes – Virgem Mãe dos Migrantes
Serviço:
Data: 26/11/2006
Local: Paróquia São José
Horário: 19h – Celebração Eucarística com a bênção da Capela
Endereço: Av. Manoel Ribas, 6252 – Santa Felicidade