O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou a terceira deflação consecutiva em julho e caiu 0,34% no mês, ante queda de 0,44% em junho. O resultado, anunciado hoje (28) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi influenciado pela continuidade de taxas negativas nos preços dos produtos agrícolas e industriais no atacado.

continua após a publicidade

A deflação, porém, foi menos intensa por causa do arrefecimento do impacto da valorização cambial para a redução dos preços no atacado, principalmente nas commodities, aliado a aumentos nos preços de combustíveis e de telefonia fixa.

O IGP-M de julho, cujo período de coleta de preços foi do dia 21 de junho a 20 de julho, ficou abaixo das expectativas do mercado financeiro, de resultado entre -0,33% a -0,10%. O coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros, acha difícil uma quarta deflação consecutiva em agosto.

Ao justificar sua posição, o técnico comparou o cenário atual com o período de maio, junho e julho de 2003, quando o IGP-M também apresentou três meses de deflações consecutivas, respectivamente de -0,26%, de -1% e de -0,42%.

continua após a publicidade