O prefeito Beto Richa recebeu nesta segunda-feira (13) o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Luiz Cláudio Melo, que apresentou três projetos de infra-estrutura urbana voltados à população de baixa renda. Estavam presentes os vereadores Fabiano Braga Cortês, Julieta Reis e Manasses Oliveira.
A primeira proposta do IEP trata de um projeto-piloto que prevê a implantação em escolas municipais de um sistema de captação e armazenamento de águas pluviais. A idéia é ensinar aos alunos a importância do uso racional da água reciclada, que pode ser usada para limpeza dos pátios e demais instalações.
Luiz Melo sugeriu também a instalação de reservatórios comunitários em conjuntos habitacionais ou condomínios residenciais com a mesma finalidade: armazenar águas pluviais. "A falta cada vez maior de água é um problema mundial que tende a se agravar. Por isso, as novas gerações devem aprender a poupar e usar racionalmente a água, que nem sempre precisa ser tratada e é essencial para a limpeza do meio-ambiente", disse.
Melo informou ao prefeito que o IPE recentemente firmou convênio com o Instituto de Engenharia Civil (ICE), com sede na Inglaterra e presente em 26 países, para trazer ao Paraná, já no próximo ano, eventos internacionais que tratem da recuperação de rios regionais.
O objetivo é repetir aqui, com ajuda de especialistas internacionais, programas de recuperação de rios como o Tâmisa, que corta Loncres, e o Sena, em Paris. O trabalho envolveria os rios Belém e Iguaçu, desde sua nascente, próxima a Curitiba, até sua foz, no Sudoeste.
"Ambos estão muito poluídos e precisam de atenção dos ambientalistas, o que faz a proposta do Instituto de Engenharia chegar em boa hora, para o resgate imediato da boa qualidade da água", disse o prefeito Beto Richa.
Data marcada
O prefeito confirmou ao vereador Manasses Oliveira que no dia 17 de dezembro próximo sancionará lei aprovada na Câmara de Vereadores, que define o dia 16 de maio como Dia dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação.
O prefeito falou da importância da categoria, formada por 70% de mão-de-obra feminina, que presta relevantes serviços terceirizados em órgãos públicos, incluindo a Prefeitura de Curitiba. Segundo o vereador são 70 mil trabalhadores nas áreas de limpeza, conservação e segurança no Paraná.
A vereadora Julieta Reis abordou o projeto de lei apresentado na Câmara que prevê a valorização de artistas locais quando da realização de eventos em espaços culturais mantidos pela Prefeitura. A vereadora tratou também do abandono do belvedere construído no século 19, na Praça João Cândido, no bairro São Francisco (Setor Histórico).
O prédio foi construído originalmente, com arquitetura característica, para funcionar como observatório. De lá, os curitibanos assistiram a invasão das tropas durante a Revolução Federalista. Depois, foi sede da primeira emissora de rádio do Paraná, a Rádio Clube Paranaense – PRB-2, e da Liga das Senhoras Católicas.