Dados parciais da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde
já indicam o êxito da sexta edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso,
cujo slogan é "O importante é ter saúde. Vacine-se contra a gripe". De acordo
com informações repassadas ao Programa Nacional de Imunizações da SVS pelas
secretarias estaduais de Saúde, até o último sábado (30), mais de 5,7 milhões de
idosos já haviam se vacinado contra a gripe, o que corresponde a 37,1% dos 15,5
milhões de pessoas com mais de 60 anos, em todo o país.
O objetivo da
campanha é proteger esse grupo de pessoas das complicações da gripe e de outras
doenças preveníveis por vacinas, uma vez que essa faixa etária é mais vulnerável
às enfermidades. Apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendar
cobertura de 70%, até sexta-feira (6), data de encerramento da campanha, a
expectativa do Ministério da Saúde é superar o percentual alcançado em 2004, que
foi de 85% dos idosos vacinados contra o vírus influenza, que causa a doença.
Até agora, as maiores coberturas foram obtidas nos estados da Paraíba
(55,4%), Amapá (50,6%), Piauí (50,4%) e Sergipe (50,2%). Os menores índices
foram verificados nos estados de São Paulo (26,4%) e Roraima (24,7%). As demais
unidades federadas informaram percentuais de cobertura entre 30% e 50%.
No último sábado, o Ministério da Saúde, em parceria com estados e
municípios, promoveu uma ampla mobilização em todo território nacional para
motivar a procura pela vacina. Mais de 230 mil pessoas trabalharam em 61,5 mil
postos de saúde, garantindo o êxito das atividades. Cerca de 32,2 mil veículos,
inclusive aeronaves e barcos na região Norte, foram utilizados para facilitar os
deslocamentos das equipes de vacinação.
Este ano, o investimento do
Ministério da Saúde na campanha foi de aproximadamente R$ 123 milhões, sendo R$
104,6 milhões na compra de 18,3 milhões de doses contra o vírus influenza, R$ 7
milhões na compra de 285,4 mil doses contra pneumococos, R$ 1 milhão na compra
de 1,1 milhão de doses difteria e tétano e R$ 486 mil em 1 milhão de doses
contra febre amarela. Os estados e municípios receberam um total de R$ 4,8
milhões, com repasse fundo a fundo, para ações de mobilização. A publicidade
teve investimento de R$ 5 milhões.