A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), rebateu hoje as críticas feitas ontem pelo presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e à política tributária do governo. Em entrevista ao portal do PT na internet, a senadora disse que falta treino para Bornhausen ficar na oposição, pois seria a primeira vez que o pefelista fica fora dos governos federal e catarinense.

continua após a publicidade

Na quinta-feira (20), durante evento com empresários na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Bornhausen afirmou que, se os partidos de oposição ficassem "sentados" e não começassem a discutir as eleições de 2006, a inércia levaria à reeleição de "um incompetente, de um homem inexperiente e um homem que governa o País aumentando os tributos e os juros".

"É como se ele não tivesse nada a ver com o brutal aumento da carga tributária durante o governo FHC, quando os impostos cresceram a uma média de 1,25% ao ano", rebateu Ideli Salvatti. "Esse arroubos são a prova de que esse parlamentar precisa de treino na oposição."

De acordo com a senadora, é contraditório acusar de "inexperiente" e "incompetente" um presidente que estaria conseguindo fazer o País alcançar os atuais níveis de crescimento e de emprego. "Como é possível falar de um presidente que melhorou nosso reconhecimento internacional, que fez o Brasil vitorioso nas últimas disputas na OMC (Organização Mundial do Comércio). Não sei de onde ele viu incompetência e inexperiência diante de tantos resultados categóricos", disse líder petista no Senado.

continua após a publicidade