Brasília ? A idéia de aumentar a Desvinculação das Receitas da União (DRU) encontrou resistência entre ministros durante a reunião de ontem (26) na reunião da Câmara de Política Econômica. A informação é do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que defende a elevação da DRU ? medida que hoje permite investir até 20% do orçamento em áreas diferentes das determinadas pela Constituição, como educação, saúde e seguridade social.
Segundo Bernardo, a idéia encontrou resistência inicial de outros ministros, que só admitem discutir a questão com projeções detalhadas sobre aspectos gerais da economia futura. Ele disse que a equipe econômica do governo vai providenciar tais projeções, e só então o assunto voltará a debate na Câmara.
O ministre admite, no entanto, que "não será nada fácil" fazer com que o Congresso Nacional discuta e aprove a proposta em ano eleitoral, como 2006. Ele reconhece que "haverá dificuldades para isso", mas insiste na existência de espaço para um debate que sinalize planejamento de longo prazo.