São Paulo – O Índice do Custo de Vida (ICV) medido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) para o município de São Paulo desacelerou para 0,38% em novembro, segundo nota à imprensa divulgada hoje pela instituição. A taxa ficou 0,19 ponto percentual abaixo da inflação apurada em outubro (0,57%).

continua após a publicidade

De acordo com o Dieese, as principais contribuições para esta elevação foram de grupos como Alimentação (0,29 ponto porcentual), Transportes (0,04 pp) e Habitação (0,03 pp). O aumento verificado na Alimentação, de 1,15%, ocorreu, principalmente, no subgrupo mais sujeito à sazonalidade, na avaliação dos técnicos do Dieese: o de produtos in natura e semi-elaborados (3,26%).

No acumulado dos últimos 12 meses, o ICV voltou a apresentar desaceleração, com uma taxa de 4,90%. Até o mesmo mês do ano passado, a variação era de 7,46% e subiu nos meses seguintes, atingindo o ponto mais alto em abril 2005 (8,50%). "A partir desse mês, estas variações anuais apresentaram um comportamento declinante até agosto (4,89%), voltando a crescer em setembro (5,34%) e outubro (5,37%)", salientaram os técnicos na nota.

continua após a publicidade