O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) multiplicou o atendimento em 2005. Responsável pela coordenação dos serviços de assistência médica de servidores municipais, pensionistas e dependentes, o ICS ampliou o volume de consultas e internações, o quadro de profissionais e investiu em novos equipamentos e instalações.
As consultas médicas cresceram 26,5% e o atendimento odontológico aumentou 19%. Durante o ano foram realizados 9,7% mais exames preventivos de câncer de colo interino do que em 2004 e autorizado um volume 35% maior de internações hospitalares.
?Houve um aperfeiçoamento das ações desenvolvidas pelo Instituto Curitiba de Saúde. Com a ampliação do quadro de profissionais, contratados através de convênio, foi possível melhorar o atendimento médico e odontológico disponibilizado aos beneficiários através do Centro de Saúde do ICS, o resultado foi um aumento substancial nas consultas?, avalia o presidente do instituto, Augusto Canto Neto.
Criado há cinco anos, o ICS atende um universo de cerca de 70 mil beneficiários, entre titulares e dependentes, que podem optar por atendimento médico, ambulatorial, odontológico e outros complementares direto no Centro de Saúde do instituto ou através da rede conveniada.
Junto com a expansão no quadro, o instituto também aprimorou programas especiais e preventivos e implantou importantes ações de prevenção à saúde, em conjunto com outros órgãos da Prefeitura, em especial com a Secretaria Municipal de Recursos Humanos.
Além disso, as finanças do instituto melhoraram em 2005, já que a Prefeitura de Curitiba liquidou as pendências com o ICS relativas aos anos de 2003 e 2004. O dinheiro em caixa possibilitou a compra de novos equipamentos e a reforma e ampliação das instalações.
Prevenção
Em outubro, o ICS implantou o PrevenCor, programa de prevenção, monitoramento e identificação de fatores de risco para doenças cardiovasculares. Em menos de três meses, o programa atendeu mais de 9 mil servidores em seus locais de trabalho. Nos últimos dois anos, ações similares, com atendimento local, não ultrapassaram dois mil atendimentos, lembra Canto Neto.
O PrevenCor é oferecido no ambiente de trabalho do servidor. Os profissionais do ICS vão até o local, onde realizam todos os exames – verificação da pressão arterial, medida de peso e altura, dosagem de colesterol e glicemia. Os servidores que apresentam alguma alteração são chamados para acompanhamento multidisciplinar no ICS. As datas e os locais de exames são repassados às secretarias, institutos, autarquias e Câmara Municipal.
A previsão é que, no próximo ano, o programa chegue a todos os setores da Prefeitura, avaliando os servidores com mais de 35 anos de idade. ?Depois de abranger esse universo, o PrevenCor também será levado para os cerca de 4 mil servidores aposentados, conforme acordo firmado com a Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Curitiba?, diz o presidente do ICS.
Augusto Canto Neto também destaca os resultados obtidos com outras ações. O programa de Obesidade Mórbida, por exemplo, obteve a aprovação do Conselho de Administração para a liberação de quatro cirurgias/mês, enquanto o programa de Osteoporose atendeu cerca de 900 servidores.
O instituto equipou consultórios com novas cadeiras de dentistas e vários equipamentos odontológicos e adquiriu aparelhos de fonoaudiologia. As instalações físicas do ICS foram readequadas e o prédio do Setor de Fisioterapia foi reformado, oferecendo melhores condições de trabalho aos profissionais e mais conforto e segurança aos beneficiários do ICS. No ano que vem começam as obras do Pronto Atendimento.
