IBS estima crescimento de 4% para o PIB em 2004

Crescimento de 3,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2004 é considerado um número tímido, levando-se em conta a atual demanda do mercado doméstico. A consideração é do presidente do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), José Armando Figueiredo Campos, que prevê que o PIB brasileiro possa alcançar expansão de até 4% neste ano.

A percepção do executivo é a de que, se mantido o atual ritmo de crescimento, a demanda interna por aços laminados planos registre evolução de 11% em 2004. Para os aços longos, o cálculo é de recuperação de 22%. “O importante é que o crescimento não está acontecendo somente nas empresas exportadoras, mas também em setores que atendem o mercado interno.” De acordo com Campos, para atender à expansão do mercado interno, o setor trabalha com uma expectativa de queda das exportações. “Só em volume, porque em valores devem crescer, por conta do aumento nos preços do aço no mercado internacional.” A previsão do IBS é de que o setor deva exportar 12,250 milhões de toneladas este ano, uma queda de 5,7% em relação aos 12,985 milhões de toneladas em 2003.

O executivo participou hoje da entrega do 1º Prêmio CEBDS de Desenvolvimento Sustentável, em cerimônia realizada em São Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo