Em um ato de represália ao técnico da seleção sueca, Lars Lagerback, o atacante Zlatan Ibrahimovic se recusou a jogar pela equipe nas próximas duas partidas pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2008, que será organizada conjuntamente entre Suíça e Áustria.
O jogador da Internazionale de Milão pediu o corte porque foi afastado do jogo contra Liechtenstein na última rodada da competição – vitória dos nórdicos por 3 a 1 – por ter deixado a concentração para ir a uma boate dois dias antes da partida, junto com o volante Christian Wilhemsson e o zagueiro Olof Mellberg.
Com a recusa, Ibrahimovic não atuará diante da Espanha, no dia 7 de outubro, em Solna (SUE), e diante da Islândia, quatro dias depois, fora de casa, em Reiquejavique. Já Wilhemsom e Mellberg confirmaram presença nos dois confrontos.
"Apesar disso, respeito muito Zlatan (Ibrahimovic) como jogador e como pessoa. Não posso convencer alguém a jogar pela seleção. Prefiro ter um jogador que quer fazer parte do time 100%", disse Lagerback. "Espero e creio que ele aceite os métodos de trabalho da seleção, que se baseiam em um diálogo entre os jogadores de líderes para decidirmos as melhores condições durante as concentrações", acrescentou.
Com 100% de aproveitamento, a Suécia lidera o Grupo F das Eliminatórias da Eurocopa de 2008, com seis pontos. A segunda colocação está com a Dinamarca, com três pontos.