IBGE revela que poupança representa quase um quarto do PIB

A poupança, reserva de dinheiro para investimento, representou, de abril a junho, cerca de 24% do Produto Interno Bruto (PIB) ? a soma das riquezas produzidas no país. O cálculo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi divulgado, nesta quinta-feira, em seu boletim Contas Nacionais Trimestrais.

O resultado é o segundo melhor resultado desde 1995, sendo inferior apenas ao segundo trimestre de 2004 ? quando a poupança representou 25% do PIB. A redução em relação ao mesmo período do ano passado foi causada pelo aumento do consumo, segundo Maria Laura Muanis, economista da Coordenação de Contas Trimestrais do IBGE.

"O aumento do consumo em termos relativos ocasionou uma redução na taxa de poupança. Ela ainda está crescendo, mas a uma taxa menor do que comparada ao segundo trimestre de 2004", analisa Maria Laura.

Ao todo, o PIB somou, de janeiro a julho, R$ 918,6 bilhões. O resultado divulgado, hoje (29), pelo IBGE, corresponde a um crescimento de 3,4% na comparação com o mesmo período de 2004. Esse cálculo não considera a variação de preços.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo