IBGE prevê aumento de produção de grãos e queda na área plantada

Rio de Janeiro – A produção de grãos em 2007 deve crescer 5,34% em relação à safra de 2006, totalizando 122,391 milhões de toneladas, segundo a primeira estimativa de safra para o próximo ano, divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A área plantada, no entanto, deve ser 6,05% menor que a deste ano.

Segundo a entidade, se as projeções se confirmarem, a safra agrícola de 2007 será a segunda maior da história no país, perdendo apenas para a de 2003.

Para este primeiro prognóstico, o IBGE considerou as informações dos maiores pólos produtores das regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste, além dos estados de Rondônia, Maranhão, Piauí e Bahia, que já têm projeções para as primeiras safras.

Nestas regiões, a previsão para 2006 é de clima favorável à agricultura, ao contrário do ano passado, quando as lavouras foram afetadas pela estiagem ou pelo excesso de chuva.

Para 2007, a produção de soja, que responde por 45% do total da safra agrícola do país, deve ter um acréscimo de 5% em relação a este ano, totalizando 55,3 milhões de toneladas. 

Em relação à área plantada em 2007, a expectativa é que seja de 44,981 milhões de hectares frente os 47,880 milhões de hectares deste ano. Para a avaliação da área plantada, o IBGE se baseou em 11 produtos, dos quais apenas quatro apresentaram projeções maiores em relação a 2006.

Para este ano, a estimativa feita em outubro é de que a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas tenha expansão de 3,21% em relação ao ano passado. Serão mais 3,6 milhões de toneladas de grãos.

A estimativa de outubro, segundo o instituto, é 0,31% menor que a apresentada em setembro por causa das perdas nas culturas de inverno em função das condições climáticas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo