IBGE mostra que bens de capital são ‘claro destaque’ no trimestre

A produção de bens de capital é um "claro destaque" do desempenho da indústria no primeiro trimestre de 2007, segundo avalia o chefe da coordenação da indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Silvio Sales. Segundo ele, a expansão dessa categoria está ocorrendo de forma mais generalizada entre os segmentos que a compõem do que vinha sendo observado no ano passado.

No primeiro trimestre de 2007, a produção de bens de capital cresceu 6,9% ante o quarto trimestre de 2006 e 14,8% ante o primeiro trimestre do ano passado. Em ambos os casos, o desempenho foi bem acima da média nacional, que registrou expansões, respectivamente, de 1,2% e 3,8%.

O índice de difusão da produção de bens de capital foi de 71,1% no primeiro trimestre deste ano, também bem superior à média nacional, de 60,1%, o que para Sales confirma que essa categoria vem registrando crescimentos cada vez mais abrangentes e generalizados subsetorialmente.

Todos os subsetores de bens de capital mostraram expansão no primeiro trimestre deste ano ante igual período do ano passado: bens de capital para indústria (15,9%), para agricultura (13,1%) para transporte (9,5%), para energia (12,5%), para construção (6,6%) e para uso misto (relacionado à produção de artigos de informática, com 18,3%).

Em termos de produtos, os principais destaques dessa categoria no trimestre foram computadores, produtos ligados à telefonia, veículos de transporte, caminhões, transformadores, alarmes e aviões.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo