O bom desempenho do comércio varejista em março pode estar relacionado à data em que a Páscoa foi comemorada neste ano, segundo observou o técnico da coordenação de comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Reinaldo Pereira.

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Ele explicou que, em 2006, a festividade ocorreu na metade de abril e, em 2007, no início do mês. Desse modo, as compras relativas à data foram realizadas já a partir de março neste ano o que elevou as vendas do setor e, especialmente, do segmento que tem maior peso na pesquisa, que é o de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

Pereira observou, entretanto, que as condições econômicas favoráveis também continuam contribuindo para os bons resultados do setor.

O segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo respondeu por 4,8 ponto porcentual, ou 40% do crescimento de 11,5% nas vendas do varejo em março deste ano ante igual período do ano passado.

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Com expansão de 1,2% nas vendas ante fevereiro e 9,3% em relação a março de 2006, esse segmento permanece beneficiado pelo avanço da massa salarial real que também teve influência de "parte das vendas da Páscoa", segundo Pereira.

Outra atividade que, segundo ele, também foi beneficiada pela Páscoa – já que concentram vendas de chocolate – e pelo aumento da renda é a de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que inclui lojas de departamento e aumentou as vendas em 26,6% em março frente a igual mês de 2006. Para esse segmento, não há dados comparativos a mês anterior.

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