A taxa de desemprego em junho nas seis maiores regiões metropolitanas do país ficou em 9,4%, a mais baixa desde dezembro do ano passado, quando o desemprego atingiu 9,6% da população econômica ativa no Rio, São Paulo, Salvador, Recife Belo Horizonte e Porto Alegre.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram ainda quem e em maio a taxa foi de 10,2% e, em junho de 2004, 11,7%.
Segundo o IBGE, em junho deste ano a taxa de desocupação continuou a trajetória de queda iniciada no mês passado. O resultado se explica pela redução do numero de pessoas procurando trabalho e a estabilidade no número de ocupados. Recife e Rio de Janeiro deram as maiores contribuições.
Em junho houve aumento de 6,6% do emprego formal em relação a maio, representando mais 492 mil trabalhadores com carteira assinada. A pesquisa revelou ainda que o rendimento médio recebido pelo trabalhador aumentou 1,5% em junho na comparação com maio.