A expansão das vendas do comércio em outubro responde a variáveis como crescimento no rendimento e da ocupação – ou aumento da massa salarial -, continuidade dos efeitos do crédito farto na economia e influência das importações, além da queda dos juros básicos. A avaliação é do técnico da coordenação de serviços e comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Reinaldo Pereira.

continua após a publicidade

Por outro lado, ele sublinhou que a desaceleração no ritmo de crescimento nas vendas revelada nos dados de outubro, em relação aos divulgados em setembro, ocorreu porque os resultados de setembro foram muito influenciados pelo pagamento de metade do 13º salário dos aposentados do INSS.

De acordo com o IBGE, as vendas do comércio varejista em outubro ante setembro cresceram 0,51%, ante 1,81% apurado em setembro ante o mês anterior. Na comparação com outubro do ano passado o aumento foi de 6,95%, ante 9,98% em setembro nessa base de comparação. "A tendência continua sendo de alta, mesmo com os resultados de outubro menores do que em setembro", disse.

continua após a publicidade