IBGE confirma safra agrícola em 119,5 milhões de toneladas

O gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Carlos Alberto Lauria, disse hoje que a Safra Agrícola deste ano deve mesmo se situar em 119,522 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. O número confirma as previsões do Levantamento Sistemático da Produção, com base em dados de setembro.

Embora revele uma pequena melhora de 0,1% em comparação às previsões de agosto, o resultado é 3,22% inferior ao que foi produzido no ano passado, 123,6 milhões de toneladas ? a maior safra da história do país.

Lauria disse que, no fechamento do ano, a safra 2004 deve confirmar as previsões de setembro. ?Com certeza: a safra deve fechar em torno desses 119 milhões de toneladas, um pouco inferior à safra passada. Só temos no campo o trigo e alguns produtos de segunda e terceira safra e não vai haver maiores alterações em relação ao número divulgado agora em setembro?, explicou.

Segundo o IBGE, entre as grandes regiões, em termos absolutos, destacam-se o Sul do país, que deverá produzir este ano 49 milhões de toneladas, 41% de toda a safra brasileira; e o Centro-Oeste 39,854 milhões (33%).

Lauria destacou o comportamento das culturas do algodão herbáceo em caroço, do arroz em casca e do sorgo, todas com melhora na estimativa de produção. No caso do algodão, o crescimento entre uma expectativa e outra chegou a 62,36%. Como destaques negativos ele citou o milho e a soja, com quedas entre uma previsão e outra de 18,65%, no caso do milho em grão segunda safra; e da soja em grão (-4,42%).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo