IBGE confirma liderança do Paraná na produção de grãos

O levantamento de safra do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado no mês de abril confirma o Paraná na liderança de produção e de área plantada com grãos. De uma produção total de 132,3 milhões de toneladas de grãos, que está sendo esperada na safra de 2007, o Paraná deve contribuir com 22,8% da safra nacional, com uma produção de 30,13 milhões de toneladas. O Estado também lidera a área plantada, com uma participação de 18,6% da área cultivada em todo o País.

A expectativa de boa produção do milho da segunda safra (safrinha) e do trigo neste período de outono/inverno fez o IBGE reavaliar para cima a estimativa da produção de grãos no Brasil. Essa reavaliação confirma a previsão de safra recorde de grãos no Paraná, se forem mantidas as condições normais de clima, uma vez que o Estado lidera a produção dessas duas culturas no País.

No levantamento de safra de abril, divulgado nesta quinta-feira (10), o IBGE está prevendo um volume de produção de grãos 1,2% maior que a previsão feita no mês passado. A reavaliação foi motivada pelo aumento de produção de 1,5 milhão de toneladas, proveniente principalmente das culturas do milho da segunda safra e do trigo, plantado na região Centro-Sul.

A previsão do IBGE para a produção de trigo tem como base as informações da cultura na região Centro-Sul do País. Nessa primeira estimativa de safra de inverno, realizada pelo órgão, o Paraná e o Rio Grande do Sul devem contribuir com uma produção expressiva de trigo, da ordem de 3,78 milhões de toneladas, cerca de 52% maior que a produção do ano passado que foi de 2,48 milhão de toneladas entre os dois Estados.

A região Sul responde por 93% da produção de trigo no País, sendo que tradicionalmente o Paraná contribui com 60% da produção e o Rio Grande do Sul, com 30%.

A participação do Paraná na produção do milho safrinha também deverá ser maior do que o ano passado, segundo o IBGE. A previsão do órgão para o mês de abril aponta para uma produção de 5,61 milhões de toneladas do grão, cerca de 2,3% maior que a estimativa de produção do mês anterior, que previa uma produção de 5,48 milhões de toneladas.

Com essa reavaliação a participação do Paraná na produção da safrinha de milho aumenta de 31% na safra de 2006 para uma expectativa de 37% na safra de 2007, se forem mantidas as condições ideais de clima.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo