O Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai realizar concurso público até novembro para a contratação de 915 técnicos de nível superior. Deste total, 150 são para a área de licenciamento ambiental, onde hoje trabalham apenas 80 funcionários em todo o país. A informação foi dada nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, pelo diretor de licenciamento e qualidade do órgão, Nilvo Luiz Alves da Silva. A expectativa do Ibama é de convocar os primeiros 610 classificados já em janeiro do próximo ano e chamar o restante até meados de 2005.
Segundo Nilvo Luiz, a idéia é dividir a área de licenciamento em três setores específicos: um de petróleo, um para energia elétrica e o terceiro para transportes, o que daria condições ao Ibama de acompanhar a demanda cada vez maior de projetos na área de infra-estrutura.
Outra alteração explicada por Nilvo é que neste concurso o Ibama vai especificar o tipo de profissional necessário para cada região para que não ocorra uma superlotação de profissionais com a mesma qualificação em um só estado, a exemplo do que ocorreu em 2002, quando o Ibama fez um concurso e não definiu os perfis dos especialistas. ?As pessoas iam passando e, de acordo com sua classificação, iam escolhendo os locais onde queriam trabalhar?, lembrou.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna