Agilizar e tornar mais eficiente a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos pelos agentes ambientais, mediante a unificação dos procedimentos, são os principais propósitos do Manual de Fiscalização que o presidente do Ibama, Rômulo Mello, lançou nesta quinta (31/10), em Brasília. Considerado o maior instrumento de trabalho para os 1.710 agentes, principalmente para os 610 novos contratados no primeiro concurso público do órgão, o manual pretende tirar todas as dúvidas para o correto enquadramento dos infratores – uma das maiores dificuldades destes servidores, e a melhoria constante da relação dos fiscais com os cidadãos, informou o coordenador geral de Fiscalização do Ibama, Júlio Silva de Oliveira.
Ao ressaltar o esforço contínuo do Ibama para elevar a qualificação dos seus servidores e dos serviços prestados à sociedade, especialmente dos que atuam nas pontas em contato direto com a população, Rômulo Mello recomendou aos fiscais que adotem o manual como “livro de cabeceira” para orientá-los no trato do dia-a-dia com os cidadãos.
Os capítulos são detalhadamente ilustrados para facilitar o entendimento dos agentes e garantir a eficiência das ações de fiscalização. Com tiragem de três mil exemplares, o Manual de Fiscalização será lançado a nível regional,
em três etapas: regiões Norte e Centro-Oeste, em Manaus/AM, dias 12 e
13/11; região Nordeste, em João Pessoa/PB, dias 19 e 20/11; e, regiões
Sul e Sudeste, em Belo Horizonte/MG, dias 26 e 27/11.