Ibama define período de defeso 2005/2006 no Amazonas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) definiu esta semana o período do defeso 2005/2006 do estado do Amazonas, que será entre os dias 15 de novembro e 15 de março de 2006. A pesca será proibida para as espécies mapará, pirapitinga, curimatã, pacu, sardinha, aruanã, pirarucu e tambaqui, que segundo o Ibama terá um período de defeso maior, de 1º de outubro a 31 de março, por ser uma espécie bastante comprometida pela pesca comercial. Análises do Ibama mostram que mais de 80% do tambaqui pescado em Manaus está abaixo do tamanho mínimo permitido.

Durante todo o período de defeso os pescadores recebem um seguro mensal, no valor de um salário mínimo. Atualmente, mais de 22 mil estão cadastrados. De acordo com o chefe do Núcleo de Recursos Pesqueiros do Ibama, Júlio Siqueira, uma campanha educativa deve ser lançada em breve para conscientizar pescadores, feirantes, donos de restaurantes e a população para que não comprem pescado proibido na época do defeso.

"Iremos às feiras, restaurantes, escolas, mas precisamos do apoio da população. A maioria das pessoas ainda não tem consciência da necessidade de preservar os peixes na época da reprodução", afirmou Júlio Siqueira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo