O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dosRecursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o iníciodas obras de transposição de águas do SãoFrancisco. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (23) pelaassessoria de comunicação do instituto.
Ontem, o coordenador do Projeto de Integraçãodo Rio São Francisco s Bacias Hidrográficas doNordeste Setentrional, Rômulo Vieira de Macedo, do Ministérioda Integração Nacional, disse que homens do Exércitojá se encontravam a postos para dar início ao projetotão logo a licença fosse emitida. A previsão éde que em quatro anos as obras estejam concluídas, com custoestimado de R$ 4,2 bilhões.
Segundo levantamento do ministério, o Nordeste conta com apenas 3% da água doce do país, dos quais a Bacia do São Francisco responde por 70%. O projeto de transposição prevê a construção de dois canais: um a Leste, que levará água para Pernambuco e Paraíba, a partir da captação no lago da barragem de Itaparica; e outro na direção Norte, abastecendo o Ceará e o Rio Grande do Norte com a retirada sendo feita nas imediações da cidade de Cabrobó (PE).