Duas cidades do Norte do Paraná renovaram a concessão de serviços com a Sanepar, na quinta-feira (28). O presidente da empresa, Stênio Jacob, e o diretor Comercial, Paulo Furiati, estiveram em Ibaiti e Sapopema, para as solenidades de assinatura. Os dois novos contratos garantem a continuidade na prestação de serviços de água e de esgoto por mais 30 anos.
Um dos maiores benefícios para os municípios é a garantia de investimentos nos sistemas de esgotamento sanitário. Em Ibaiti, onde o índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto chega a 11%, a Sanepar deverá investir, nos próximos anos, R$ 5,2 milhões na ampliação do sistema. Até 2008, 65% da população será atendida.
Sapopema também será beneficiada com a implantação de sistema completo de coleta e tratamento de esgoto. Serão investidos mais de R$ 6 milhões para que, até 2010, pelo menos metade da população tenha acesso ao serviço.
Além dos investimentos, que garantirão índice superior à média dos países desenvolvidos no esgotamento sanitário, nos dois contratos, a Sanepar se compromete a manter o índice de atendimento com água tratada para 99% dos domicílios. Segundo o presidente da Companhia, cada vez que se elimina uma fossa num quintal de uma casa, elimina-se com ela um foco de doenças.
?A garantia da potabilidade da água e os investimentos no esgotamento sanitário refletem diretamente na saúde da população?, destacou.
Os novos contratos contêm uma cláusula específica contra a privatização da Sanepar. ?Estamos garantindo que, caso haja a privatização ou o repasse do controle administrativo da empresa à iniciativa privada, o município receba os investimentos que o Estado realizou, sem ônus?, afirmou Stênio.
Inclusão
Os municípios terão outras vantagens. Além do desconto de 50% nas faturas mensais de água e de esgoto dos imóveis pertencentes ao poder público, os prefeitos comemoraram a inclusão de distritos no contrato de prestação de serviços da Sanepar.
O distrito de Vassoural, em Ibaiti, deverá receber o benefício no próximo ano. Segundo o prefeito, o município não teria condições técnicas para levar água de qualidade para aquela comunidade. Sapopema também terá mais três localidades atendidas. Os distritos de Vila Nova, Alambary e Fazenda São Luiz II receberão a água da Sanepar até dezembro de 2006.