O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) realiza o 13o Seminário de Iniciação Científica nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27). A atividade faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o objetivo de descobrir novos talentos para a carreira científica.
O Iapar tem uma cota de 31 bolsistas. Eles são estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Centro Universitário Filadélfia (Unifil), Universidade Norte do Paraná (Unopar), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage) e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Pato Branco. Vinte e dois investigadores do Instituto foram envolvidos nas atividades de orientação aos acadêmicos. Para o próximo ano, o CNPq confirmou a concessão de mais cinco cotas ao Instituto, que passará a abrigar 36 acadêmicos.
A bolsa de iniciação científica é de R$ 300 e tem duração de um ano, tempo em que os universitários conduzem um projeto de pesquisa ? monitorados por um pesquisador experimentado ? e, ao final, apresentam o relatório a uma banca examinadora nomeada pelo CNPq.
O Iapar participa do Programa desde 1992. Nesse período, 347 estudantes conduziram pesquisas nos laboratórios e campos experimentais do Instituto. De acordo com Antonio Costa, diretor científico da instituição, 70% desses estudantes ingressaram em cursos de pós-graduação e vários deles são, hoje, professores universitários e pesquisadores. ?Isso mostra que os objetivos do programa estão sendo plenamente alcançados?, afirma.
O 13o Seminário de Iniciação Científica acontece no Centro de Difusão de Tecnologia do Iapar, localizado na sede do Instituto, em Londrina, das 8h30min às 16h30min.