Iapar mostra tecnologias de bicho-da-seda, milho e mandioca

As tecnologias para produção de bicho-da-seda, milho e mandioca podem ser conhecidas na área ocupada pelo Iapar ? Instituto Agronômico do Paraná ? no Show Rural Coopavel. Os visitantes estão conhecendo cultivares produtivas e tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores do Iapar para aumentar a eficiência das três atividades.

No cenário agrícola brasileiro, o Paraná ocupa o primeiro lugar na produção de milho. Também é principal produtor de casulos destinados à indústria de fiação da seda ? responde por cerca de 90% da produção nacional. "O Paraná ocupa o terceiro lugar na produção de mandioca, depois da Bahia e do Pará. Porém, é o Estado brasileiro que possui o maior parque industrial para processamento da raiz", comenta o pesquisador Mário Miyazawa.

A criação do bicho-da-seda está em expansão no Paraná e "o interesse pela atividade vem crescendo também na região Oeste, principalmente em Matelândia, Medianeira e em alguns municípios do entorno do lago de Itaipu", comenta o pesquisador Ruy Yamaoka.

Na área demonstrativa, estão 10 cultivares de amoreira que o sericicultor pode avaliar, comparando as características de cada material. Além disso, poderá conhecer um sistema diferente de plantio da amoreira que usa ramas deitadas no lugar de estacas, e é mais eficiente no pegamento.

Na cultura do milho há materiais para diversos níveis de tecnologia. Um dos destaques nesta edição do evento é a variedade IPR 114. Material de elevado potencial de rendimento, suas sementes custam menos do que as dos híbridos e podem ser reaproveitadas em novas safras, desde que o produtor siga a recomendação técnica. A novidade é o híbrido duplo IPR 119, milho branco lançado recentemente, possui ótimo potencial produtivo e qualidade industrial. No espaço reservado à cultura do milho também estão duas linhagens em fase final de testes para lançamento.

Nos canteiros demonstrativos do Iapar, o produtor rural poderá conhecer duas linhagens promissoras de mandioca destinadas à indústria que estão em fase de avaliação para lançamento. Além desses materiais, a variedade de mesa Pioneira está presente na mostra.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo