O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) vai intensificar a pesquisa voltada à agricultura familiar em regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Com a reestruturação da autarquia da Secretaria de Agricultura e contratação de 67 pesquisadores e técnicos, anunciada quarta-feira (17) pelo governador Roberto Requião, o Iapar vai dobrar o número das suas unidades regionais.

continua após a publicidade

?Atualmente, contamos com a sede em Londrina e duas unidades regionais de pesquisa em Ponta Grossa e Curitiba. A reestruturação proposta pelo governador Requião possibilitará a implantação de mais duas unidades em regiões com menor IDH no Paraná?, disse o presidente do Iapar, José Augusto de Freitas Picheth. Segundo ele, ainda são estudadas onde serão instaladas as novas sedes para garantir melhor atendimento dos municípios necessitados.

O Iapar está direcionando seus trabalhos de pesquisa para a agricultura familiar ? predominante em regiões de baixo IDH e fortalecimento da agroecologia. Segundo Picheth, os estudos visam poupar e substituir insumos na agricultura, combater a pobreza, garantir a segurança alimentar e a inclusão social, fixar o homem no campo, gerar renda para o pequeno produtor e fortalecer a estrutura agrária. ?Os trabalhos de sucesso já concluídos também serão implantados nas novas unidades?, ressaltou o presidente.

continua após a publicidade