O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), promove no próximo dia 28, terça-feira, um dia de campo sobre palmito pupunha, palmeira real e seringueira na Estação Experimental de Pesquisa do Iapar em Cerro Azul, região leste do estado. O dia de campo deve reunir técnicos e produtores de toda a região, além de autoridades, que vão conhecer as técnicas de manejo e os benefícios das palmáceas e da seringueira para aquela região do Paraná.

continua após a publicidade

A pesquisadora do Iapar Eliane Durigan vai a campo mostrar os tratos culturais e as diferenças entre a palmeira real e o palmito pupunha. ?Nós faremos o corte das plantas e em seguida mostraremos aos produtores e técnicos quais são as três partes do palmito?, diz Eliane. Ela acrescenta que também haverá degustação do palmito para que os participantes conheçam melhor o sabor.

O pesquisador do Iapar Jomar Pereira fará uma visita aos viveiros e às mudas de seringueira que estão na casa de vegetação do instituto em Cerro Azul. Segundo Jormar, as 3.500 mudas serão plantadas em 3 unidades de 2 hectares cada. As unidades são propriedades rurais da região que servirão de ensaio para avaliação das potencialidades da atividade. ?Nós montaremos as unidades com seringueiras em consórcio com outras culturas, como café e citrus, para mostrar ao produtor que ele pode diversificar a produção, aumentar a renda e não ficar totalmente dependente do mercado?, explica o pesquisador. Jomar também deve fazer uma explicação teórica do que é a seringueira, manejo da cultura e vantagens da produção em consórcio com outras atividades. 

continua após a publicidade