Terminou nesta quarta-feira, dia 23, em Londrina a primeira reunião do Comitê Gestor do Projeto Kassa (Knowledge Assessment and Sharing on Sustainable Agriculture). Este projeto, financiado pela União Européia, é um consórcio que envolve 35 instituições de pesquisa, extensão, associação de produtores e Organizações Não-Governamentais. Tem por objetivo realizar um inventário/estado da arte sobre a agricultura sustentável no mundo, e a partir desse estudo levantar demandas de pesquisa e desenvolvimento. O encontro, que durou três dias, foi realizado no Centro de Treinamento do Iapar.
O programa, com duração de 18 meses, tem a coordenação geral do Cirad ? Centre International de Cooperation pour la Recherrche Agronomique et pour le Developpement, e está organizado em quatro plataformas regionais: Europa, Mediterrâneo, Ásia e América Latina. A América Latina está representada pelo Brasil, Argentina e Bolívia.
O Iapar, por ser uma instituição reconhecida internacionalmente pela sua atuação na área de manejo e conservação de solos voltada à agricultura familiar, coordena a plataforma América Latina para Agricultura Familiar. A Embrapa (Trigo) é parceira na coordenação do projeto em agricultura de grande escala.
"Além de consolidar a competência do Iapar e do Estado do Paraná nessa área, a participação nesse consórcio solidário abre mais uma oportunidade de obtenção de recursos para financiamento de futuros projetos de pesquisa e desenvolvimento para nosso estado", explicou o diretor- presidente do IAPAR, Onaur Ruano.
Participaram da reunião representantes da coordenação central do projeto Francis Forest (França) e Rabah Lahma (França) e coordenadores/representantes das quatro plataformas: Stephane de Tourdonnet (França), Raj Gupta (Índia), José Luis Arrúe (Espanha), José Eloir Denardim (Brasil) e Maria de Fátima dos Santos Ribeiro (Brasil) que é a coordenadora pelo Iapar.