O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai fiscalizar a venda irregular de caranguejo durante o Festival do Caranguejo que começa nesta quinta-feira (18), em Pontal do Paraná, litoral do estado. Dois dias antes da abertura oficial, o IAP orientou a prefeitura local ? promotora do evento ? sobre as restrições impostas pela legislação ambiental para comercialização da espécie. O batalhão de Polícia Ambiental também participará das fiscalizações.
?Orientamos a prefeitura de maneira preventiva sobre as instalações, que devem ser apropriadas conforme as determinações da vigilância sanitária e, principalmente, em relação ao tamanho mínimo exigido para a captura do caranguejo. Vamos fiscalizar o evento diariamente para evitar irregularidades na comercialização dessa espécie, que corre o risco de entrar em extinção?, declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.
O secretário explicou que o caranguejo-uçá leva de 7 a 8 anos para atingir a idade adulta, por esse motivo, apenas os animais machos e com mais de sete centímetros de carapaça podem ser capturados e vendidos para consumo. ?É importante que as pessoas não comprem o animal de tamanho inferior ao permitido para a captura e a venda, pois estarão sendo complacentes com os apanhadores de caranguejo que cometem crime ambiental?, alertou Rasca.
De acordo com o chefe do escritório do IAP no litoral, Reginato Bueno, a captura do caranguejo é permitida entre 15 de dezembro e 15 de março, mas apenas animais com mais de 7 centímetros de carapaça. ?Além desse cuidado, o apanhador precisa cuidar com a forma de pegar o animal, que não pode ser através de armadilhas?, explicou Reginato, dizendo que nem sempre é possível chegar a quem retira o crustáceo do mangue. ?Com isso, o vendedor que comercializar o animal abaixo do tamanho acaba sendo responsabilizado?, informou.
O Festival do Caranguejo foi adiado em uma semana devido à falta do animal para a venda. ?Esse foi o primeiro alerta de que o caranguejo corre o risco de entrar na lista das espécies em extinção. As condições climáticas e período de reprodução não permitiram que eles fossem capturados?, destacou o chefe do escritório.
O técnico do IAP responsável pela fiscalização da venda do caranguejo durante o festival, Sebastião Carvalho, adiantou que todos os animais que estiverem sendo vendidos com a carapaça menor a 7 centímetros serão apreendidos. ?Se a soma dos animais menores chegar a uma dúzia, automaticamente aplicamos o auto de infração. O valor da multa é estipulado de acordo com a quantidade, variando entre R$ 2 mil a R$ 2,5 mil?, ressaltou Sebastião.
Festival
O festival do caranguejo começa nesta quinta-feira (18) e prossegue até domingo (21). A prefeitura é otimista em relação ao sucesso do evento, que deverá possibilitar a venda de 5 mil dúzias de caranguejos. O Festival do Caranguejo será realizado em barracas instaladas na praia de Shangrilá. O visitante também poderá saborear pratos típicos do litoral paranaense, tendo como ingredientes principais peixes e frutos do mar.
Em Curitiba ,o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, também determinou que o IAP fiscalize a venda irregular de caranguejo nas peixarias, mercado municipal e restaurantes que servem o animal. A fiscalização teve inicio nesta quinta-feira (18).