Nesta terça, dia 31 de agosto, o Instituto dos Advogados do Paraná, o IAP, revelou o vencedor da 1.ª edição do Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho, concurso voltado para bacharéis em Direito que teve como tema “Liberdade de Expressão no Estado Democrático de Direito”.

continua após a publicidade

Em sessão pública, ilustres representantes da comunidade jurídica paranaense revelaram o nome de Bianca Botter Zanardi, bacharel em direito pela Unicuritiba e autora do trabalho “A imprensa e a Liberdade de Expressão no Estado Democrático de Direito: Análise da concepção de justiça difundida pelos meios de comunicação de massa”.

“Nossa intenção é estimular a produção científica da área do direito. Levantando um tema de extrema importância, o prêmio busca também homenagear o grande visionário que foi Francisco Cunha Pereira Filho, ex-presidente do Instituto dos Advogados do Paraná”, define Rogéria Dotti, atual presidente do IAP.

Com participantes de todo o país, a primeira edição do Prêmio contou com 30 trabalhos inscritos. Além do prêmio de R$50 mil, que será entregue à Bianca Zanardi em sessão solene com data a ser definida, outros nove trabalhos foram indicados para publicação.

continua após a publicidade

Os trabalhos, assinados por pseudônimos, foram analisados por uma banca presidida pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). O Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho será bienal.