Os laboratórios do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), de Curitiba, Toledo e Londrina, passaram por vistorias nos dias 22, 23 e 24 deste mês e tiveram sua certificação ISO 9001/2000 renovada.
A fiscalização foi realizada pela BVQI, empresa responsável pela certificação e manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade no Brasil e no Exterior.
O IAP é o único laboratório de órgão público no Paraná, que possui esta certificação, e foi um dos primeiros laboratórios públicos do país a obtê-la em 1998. A certificação é valida por três anos e a cada seis meses o sistema de gestão de qualidade do IAP passa por auditoria de manutenção.
Segundo o presidente da instituição, Rasca Rodrigues, a certificação consolida os laboratórios do IAP como referência nacional em análises ambientais, além de garantir confiabilidade e segurança para as ações de monitoramento e controle ambiental.
Entre os itens avaliados estão a satisfação dos clientes, o número de resultados entregues no prazo, cumprimento do plano anual de treinamento dos funcionários e de manutenção dos laboratórios.
Os laboratórios do IAP fazem, principalmente, ensaios laboratoriais em amostras coletadas pelos próprios técnicos nas ações de monitoramento e controle da qualidade dos recursos hídricos e atmosféricos.
www.ecoterrabrasil.com.br