O escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Ponta Grossa finalizou na quarta-feira (19) um curso de ?Arborização urbana e poda de árvores? para 56 técnicos das 25 Secretarias Municipais do Meio Ambiente da região dos Campos Gerais.
Um dos principais avanços do IAP é a exigência da elaboração do Plano de Arborização, que deverá ser entregue pelas prefeituras no prazo de um mês. O corte incorreto pode ser configurado como crime ambiental, com pagamento de multa. ?Ações como a poda drástica, inadequada ou fora de época provocam estresse nas árvores, possibilitando a sua morte?, disse Elma Romano, chefe do Escritório Regional em Ponta Grossa.
Na parte da manhã, os participantes foram informados de como fazer para elaboração do plano. Critérios como a espécie, o tamanho da calçada, da praça e outros detalhes devem ser considerados para o correto crescimento das árvores. Também receberam orientação sobre a escolha de espécies apropriadas para arborização urbana.
Exemplos de cortes e podas de árvores foram apresentados aos participantes, que também receberam técnicas adequadas de plantio para evitar problemas com o crescimento das raízes. ?A implantação desses projetos trarão benefícios ambientais aos municípios, melhorando a qualidade de vida dos moradores urbanos?, destacou Elma.