IAP descobre desmatamento equivalente a 60 campos de futebol

Fiscais do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Pato Branco descobriram, nesta segunda-feira (27), uma área de 89 hectares desmatada em uma propriedade em Coronel Domingo Soares, região Sudoeste do Estado. Cada hectare equivale a 10,2 mil metros quadrados e o total da área desmatada é equivalente a 60 campos de futebol.

O proprietário foi autuado em R$ 134,5 mil pelo corte de 87 hectares de árvores em extinção como imbuia, araucária e xaxim e também pelo corte de dois hectares de mata ciliar – considerada área de preservação permanente.

O material apreendido na propriedade será doado a entidades filantrópicas. De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, ações como esta, que descobriu o desmatamento, vêm sendo realizadas freqüentemente. ?Aumentamos a fiscalização nos municípios de Palmas, Clevelândia, Honório Serpa, Mangueirinha e Coronel Domingo Soares, pois nestas localidades a agricultura chegou mais tarde e o índice de desmatamento para áreas de lavoura é muito grande?, explicou Rasca.

O presidente do IAP disse também que foi intensificada a fiscalização na proximidade das regiões em que o governo federal propôs a implantação das Unidades de Conservação como, por exemplo, Palmas e Campos Gerais. ?As equipes estão em campo para evitar que crimes como este possam interferir no processo de criação das áreas?, disse Rasca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo