Fiscais do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Pato Branco descobriram, nesta segunda-feira (27), uma área de 89 hectares desmatada em uma propriedade em Coronel Domingo Soares, região Sudoeste do Estado. Cada hectare equivale a 10,2 mil metros quadrados e o total da área desmatada é equivalente a 60 campos de futebol.
O proprietário foi autuado em R$ 134,5 mil pelo corte de 87 hectares de árvores em extinção como imbuia, araucária e xaxim e também pelo corte de dois hectares de mata ciliar – considerada área de preservação permanente.
O material apreendido na propriedade será doado a entidades filantrópicas. De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, ações como esta, que descobriu o desmatamento, vêm sendo realizadas freqüentemente. ?Aumentamos a fiscalização nos municípios de Palmas, Clevelândia, Honório Serpa, Mangueirinha e Coronel Domingo Soares, pois nestas localidades a agricultura chegou mais tarde e o índice de desmatamento para áreas de lavoura é muito grande?, explicou Rasca.
O presidente do IAP disse também que foi intensificada a fiscalização na proximidade das regiões em que o governo federal propôs a implantação das Unidades de Conservação como, por exemplo, Palmas e Campos Gerais. ?As equipes estão em campo para evitar que crimes como este possam interferir no processo de criação das áreas?, disse Rasca.